João Ataíde recandidato à Câmara Municipal da Figueira da Foz

24 Jul
No passado domingo, foi apresentada na Praça 8 de Maio, a (re)candidatura de João Ataíde à Câmara Municipal da Figueira da Foz,  com a presença de Álvaro Beleza e  Maria de Belém, em representação do Secretário Geral do PS, António José Seguro. Numa praça praticamente cheia, foi possível sentir a convicção de João Ataíde na vitória, num justo reconhecimento ao trabalho desenvolvido. Aqui fica a sua intervenção:
              «Caros amigos
Volvidos quatro anos de árduo e intenso labor, eis-me de novo perante vós predisposto a aceitar o desafio de liderar os destinos do nosso concelho.
Orgulho-me de ter chegado aqui e neste reencontro vos poder dizer, com a consciência tranquila, que realizámos e alcançámos muito bons resultados para a Figueira da Foz.
Desenganem-se os que pensam que foi fácil, porque não foi. É sabido, mas nunca é demais reafirmá-lo, que tivemos de gerir uma pesada herança que, em muito boa parte, condicionou todo o nosso mandato.
Em 2009, quando iniciámos funções, a Figueira da Foz tinha
– Uma dívida municipal na ordem dos 90 milhões de euros, a maior de que há memória, sendo nós o 11º concelho do país com maior endividamento;
– éramos o quinto concelho do país com menos liquidez, o nono com piores resultados económicos e o oitavo cuja divida a fornecedores era superior a metade das receitas totais.
E acima de tudo, tínhamos
– Um concelho onde a auto-estima estava muito baixa, o orgulho se encontrava ferido e o sonho de quimeras vãs habitava o nosso quotidiano.
– Nestes quatro anos, meus amigos, e quando olho para o caminho que arduamente percorremos, sinto a satisfação do dever cumprido.
– Saneamos as finanças municipais e restabelecemos a confiança aos fornecedores do município;
Quando comparamos os resultados financeiros de 2009 com os de 2012 percebemos com exactidão o muito que fizemos. Constatamos que já não estamos na lista dos 50 que têm a mais baixa liquidez, já não estamos na lista dos 50 que devem aos fornecedores mais de metade das suas receitas, já não estamos na lista dos 50 que têm maior endividamento líquido.
Estamos, isso sim, entre os 50 que possuem maior independência financeira, entre os que têm maior volume de receita cobrada, entre os que mais diminuíram o seu passivo exigível.
E sabem porquê? Porque pagamos 15 milhões da dívida que herdámos. E este honrar de compromisso, faz com que a Figueira da Foz seja o 8º concelho do país que maior volume de encargos financeiros pagou e o 12º que mais amortizou aos seus empréstimos. E estamos a falar de mais de 300 concelhos em todo o país.
Colocámos a Figueira da Foz no quadro de honra das finanças municipais. Digam-me, pois, se devemos ou não estar orgulhosos do nosso trabalho? Claro que sim, claro que sim.
Mas, meus amigos, fizemos mais:
– Pusemos a máquina camarária a funcionar de forma eficiente e capaz e com menos custos, reduzindo o funcionamento em cerca de 5 milhões de euros;
– Reestruturamos o sector das onerosas e endividadas empresas municipais, pois só a Figueira Domus era, no país, a 15ª empresa municipal com maior endividamento;
– Arrancámos com a revisão do PDM e com a elaboração da Agenda Local 21 e do Plano Estratégico e fizemos a revisão do regulamento do Plano Director resolvendo vários problemas que há muito se arrastavam e que prejudicavam muitos figueirenses.
– Resolvemos inúmeros estrangulamentos, processos difíceis e situações de grande fragilidade para o município, que hoje já ninguém fala;
– e, finalmente, fizemos obra,
Continuar a ler na Figueira na Hora
David Paredes

David Paredes

Mário Paiva

Mário Paiva

Ana Oliveira de Carvalho

Ana Oliveira de Carvalho

João Portugal com João Carronda, Fausto Loureiro e Góis Moço

João Portugal com João Carronda, Fausto Loureiro e Góis Moço

João Ataíde

João Ataíde

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Financiamento Internacional

oportunidades e recursos

Praça do Bocage

Conversa sobre o que nos dá na real gana…

almôndega

narrativas, cebolas e molho vermelho

Recordar, Repetir e Elaborar

O de sempre, só que de novo.

Pra Fora

Depositário do que eu vejo por aí

Casa das Aranhas

A Verdade vem Sempre ao de Cima

O Informador

Jornalismo, média, actualidade nacional e internacional

Palavras ao Poste

A OPINIÃO (QUASE) CERTEIRA

%d bloggers like this: