Porque “swapou” Vítor Gaspar ?

30 Jun

O PS quer saber porque Vítor Gaspar não terá passado à secretária de Estado do Tesouro informação sobre os ‘swap’, considerando que, tendo fornecido estes dados, as declarações de Maria Luís Albuquerque à comissão de inquérito foram “graves porque falsas”.
Ana Catarina Mendes, deputada do PS na Comissão Parlamentar de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro por Empresas do Setor Público, disse hoje à agência Lusa que, perante as declarações de Teixeira dos Santos, no sábado, subsistem questões como “porque é que o ministro Vítor Gaspar não terá dado informação à secretária de Estado, porque que é que não confiou um dossier de tanta importância” a Maria Luís Albuquerque.
E, “se passou essa informação à secretária de Estado então as declarações da secretária de Estado Maria Luís Albuquerque em sede de comissão de inquérito são graves porque falsas”, frisou a deputada socialista.
O ex-ministro das Finanças Fernando Teixeira dos Santos garantiu no sábado ter informado o seu sucessor, Vítor Gaspar, de “toda a informação necessária” sobre os contratos ‘swap’ (derivados financeiros sobre taxas de juro) envolvendo empresas públicas, em reunião realizada a 18 de junho de 2011.
“Na altura da transição de pastas, eu tive uma reunião num sábado, nas vésperas da tomada de posse do novo Governo, dia 18 de junho, com o atual ministro das Finanças”, onde “toda a informação necessária sobre a matéria” relativa aos contratos ‘swap’ envolvendo as empresas públicas, afirmou à Agência Lusa o ex-ministro das Finanças do governo de José Sócrates.
Ana Catarina Mendes disse hoje que “a verdade é que durante dois anos, com as condições dos mercados a degradarem-se, nada foi feito e isto acarretou um prejuízo muito sério para o Estado”.
“Importa pois que a comissão, e é isso que o PS pretende, que esclareça esse assunto rapidamente, demonstre por que razões o Governo nada fez durante todo este tempo, andando, a ser verdade tudo isto que hoje se sabe, a enganar os portugueses”, acrescentou.
Questionada sobre se seria oportuno Teixeira dos Santos ser ouvido na comissão, a deputada respondeu que “o que é oportunmo neste momento na comissão de inquérito é que o sr ministro Vítor Gaspar responda rapidamente ao requerimento que o PS lhe enviou solicitando a informação que lhe foi passada” sobre o dossier dos ´swap´.
O grupo parlamentar do PS entregou terça-feira no parlamento um requerimento para saber se o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, recebeu ou não do seu antecessor informação sobre os ‘swap’.
EA(APL/JMG/IM)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Financiamento Internacional

oportunidades e recursos

Praça do Bocage

Conversa sobre o que nos dá na real gana…

almôndega

narrativas, cebolas e molho vermelho

Recordar, Repetir e Elaborar

O de sempre, só que de novo.

Pra Fora

Depositário do que eu vejo por aí

Casa das Aranhas

A Verdade vem Sempre ao de Cima

O Informador

Jornalismo, média, actualidade nacional e internacional

Palavras ao Poste

A OPINIÃO (QUASE) CERTEIRA

%d bloggers like this: