Contra uma escola pública simplista, redutora e de baixo custo

18 Jun
A ex-ministra da Cultura Gabriela Canavilhas acusou hoje o Governo de defender uma escola pública simplista, redutora e de baixo custo, advertindo que a “crise” da educação comprometerá as gerações futuras e atacará “o coração da democracia”.
Gabriela Canavilhas, deputada socialista, falava em plenário, no período de declarações políticas, utilizando o tempo de intervenção que o Regimento da Assembleia da República concede a cada deputado.
“A crise na educação é a pior de todas as crises, porque compromete as gerações futuras e porque atacará o coração da democracia”, disse, depois de acusar o atual Governo de procurar formar cidadãos “passivos” e uma sociedade civil fraca.
Na sua intervenção, a ex-ministra da Cultura sustentou que o modelo de educação do atual Governo visa formar cidadãos “com baixas ou médias qualificações”, com um perfil “dócil” e sem espírito crítico, razão pela qual a reforma curricular retirou peso à área das disciplinas humanísticas e artísticas, a par de uma perda de importância da física e da química.
“Este Governo quer uma escola pública redutora, simplista e ‘low cost’. A demografia agora é agora fator justificativo para se proceder a um despedimento em massa de professores. Tudo sem que haja uma avaliação do sistema”, advogou a ex-ministra do segundo executivo liderado por José Sócrates.
Gabriela Canavilhas defendeu depois que foi precisamente em períodos de crise económica e financeira que alguns países decidiram aumentar os investimentos em educação.
“Desde o 25 de Abril, todos os governos investiram na educação, mesmo os do PSD, quando eram sociais-democratas”, referiu, recebendo palmas de deputados socialistas.

PMF // SMA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Financiamento Internacional

oportunidades e recursos

Praça do Bocage

Conversa sobre o que nos dá na real gana…

almôndega

narrativas, cebolas e molho vermelho

Recordar, Repetir e Elaborar

O de sempre, só que de novo.

Pra Fora

Depositário do que eu vejo por aí

Casa das Aranhas

A Verdade vem Sempre ao de Cima

O Informador

Jornalismo, média, actualidade nacional e internacional

Palavras ao Poste

A OPINIÃO (QUASE) CERTEIRA

%d bloggers like this: