Está aí alguém ?

16 Maio

2137214329_48b5e371d7_o

O Instituto Nacional de Estatística ( INE) revelou ontem que a economia portuguesa, no primeiro trimestre deste ano,  tinha contraído 3,9 %, em termos homólogos, representando o maior agravamento dos últimos nove meses da recessão que atinge Portugal.

Numa Europa já com nove países em recessão, Portugal foi o terceiro país que mais viu a sua economia contrair, apenas com a Grécia e o Chipre a apresentarem uma queda da sua economia superior.

A economia portuguesa apresenta a recessão mais prolongada de sempre: dez trimestres consecutivos de quebra no PIB (em cadeia e/ou nove em termos homólogos).

Em 2008/2009 (grande recessão a nível mundial), a economia portuguesa retraiu quatro trimestres consecutivos. Agora,  já vai na 10º quebra consecutiva .

Segundo as projeções da Comissão Europeia, o PIB português deveria ter caído, neste 1º trimestre de 2013, 3,7% em termos homólogos e 0,1% em termos trimestrais, mas afinal a quebra foi mais acentuada. Segundo este organismo, o PIB deverá contrair até ao 1º trimestre de 2014 (em termos homólogos).

Recordo que as últimas projecção do Governo e da “troika” (revistas), apontam para uma queda do PIB de 2,3% este ano e um crescimento de 0,6% para 2014.

Desde 2011, a taxa de desemprego aumentou de 12,5 % para  17,5 %, um crescimento em menos de 2 anos de 400 desempregados por dia ou 17 por hora.

 Há mais de um milhão de desempregados, cerca de 40 % é desemprego juvenil, a  4.a mais alta da UE, mais de 13 mil são casais com ambos os cônjuges desempregados , o triplo desde que chegaram ao governo, aumenta o número de desempregados com mais de 50 anos, 21 empresas por dia declaram insolvência, o credito de cobrança duvidosa às empresas, aos particulares,  à habitação e ao consumo disparam.

Perante esta realidade, os portugueses interrogam-se: “ Está aí alguém? “

No Diário As Beiras

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Financiamento Internacional

oportunidades e recursos

Praça do Bocage

Conversa sobre o que nos dá na real gana…

almôndega

narrativas, cebolas e molho vermelho

Recordar, Repetir e Elaborar

O de sempre, só que de novo.

Pra Fora

Depositário do que eu vejo por aí

Casa das Aranhas

A Verdade vem Sempre ao de Cima

O Informador

Jornalismo, média, actualidade nacional e internacional

Palavras ao Poste

A OPINIÃO (QUASE) CERTEIRA

%d bloggers like this: