O Perfil do autarca

9 Abr

“No ano da reforma administrativa do território das freguesias e da realização de mais um ato eleitoral para os órgãos das autarquias locais, publica-se mais um “Perfil do Autarca – Caracterização dos Eleitos Locais 2009”, dando continuidade aos estudos elaborados desde 1982 e publicados periodicamente desde então.
No conjunto dos quatro órgãos autárquicos, o PS é a força política que mais mandatos obteve, representando 39,0% do total de eleitos apurados. Quando se centra a análise ao nível do cargo, constata-se que o PPD/PSD obteve mais mandatos de presidente e de vogal no órgão Junta de Freguesia, sendo que relativamente aos restantes órgãos, o PS foi o partido que mais candidatos elegeu independentemente do cargo considerado.
O PCP-PEV é a terceira força com maior representação (7,0%), seguido pelo CDS-PP (2,2%) e pelo B.E. (0,7%). O conjunto das forças políticas que designámos de “Outros” tem maior representatividade nos órgãos da freguesia e abrange 16,4% dos eleitos apurados.
Na analise distrital, ” no conjunto dos dezoito distritos e das duas Regiões Autónomas, o PS obteve, nos quatro órgãos autárquicos, uma maioria de eleitos em Beja, Braga, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém e Açores.” pode ler-se no estudo.
Por sua vez, o PPD/PSD tem a maioria de eleitos nos distritos de Aveiro e Leiria e na Região Autónoma da Madeira. No que concerne ao distrito de Setúbal, é o PCP-PEV que detém a maioria dos eleitos. Já no distrito de Coimbra, “os eleitos para a Junta de Freguesia pertencem maioritariamente ao PPD/PSD, sendo que nos restantes órgãos o PS detém a maioria dos mandatos”
Quanto à estrutura etária dos eleitos o estudo permite “revelar diferenças nas idades médias dos eleitos para os órgãos municipais a nível distrital, sendo possível definir dois grupos: o dos eleitos mais jovens, que estão abaixo da idade média do país (46 anos) e o dos com mais idade, que excedem aquele limiar.
Assim, fazem parte do primeiro grupo os distritos de Coimbra e Guarda e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, sendo os autarcas de Braga os mais jovens do país.
Os distritos de Bragança, Castelo Branco, Faro, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real constituem o segundo grupo”
O estudo completo pode ser consultado no site da Direcção Geral da Administraçao Interna.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Financiamento Internacional

oportunidades e recursos

Praça do Bocage

Conversa sobre o que nos dá na real gana…

almôndega

narrativas, cebolas e molho vermelho

Recordar, Repetir e Elaborar

O de sempre, só que de novo.

Pra Fora

Depositário do que eu vejo por aí

Casa das Aranhas

A Verdade vem Sempre ao de Cima

O Informador

Jornalismo, média, actualidade nacional e internacional

Palavras ao Poste

A OPINIÃO (QUASE) CERTEIRA

%d bloggers like this: