26 mil desempregados

20 Fev

Decorrido ano e meio deste Governo, as noticias que nos chegam continuam a ser pouco animadoras, confirmando que o caminho da austeridade excessiva não era o remédio indicado para a cura.
Segundo os últimos dados mensais do IEFP, referentes a janeiro, o nº de desempregados registados nos Centros de Emprego atingiu 740.062, mais 102.400 (+16,1%) que no mesmo período de 2012 e mais 29.410 (4,1%) que no mês anterior. Face ao mês passado, há mais, em média, 949 desempregados por dia, ou 40 por hora.
Com o governo de Passos Coelho, num ano e meio, o nº de desempregados inscritos nos Centros de Emprego já cresceu 43%: são mais 221.357 desempregados inscritos.
O Distrito de Coimbra regista atualmente cerca de 26000 desempregados inscritos, correspondendo a uma variação de mais 5000 desempregados em relação a Janeiro de 2012 e mais 1000 que no mês de Dezembro de 2012.
O nosso Distrito é o que tem a 9ª maior taxa de desempregados registados no IEFP e o concelho de Arganil foi aquele que a nível nacional registou o maior crescimento relativo face ao ao mês anterior (+21%, corresponde a +122).
A tendência será ainda de agravamento do desemprego, como resulta dos sinais que nos chegam da CIMPOR , que apontam para o encerramento da sua fábrica em Buarcos e o despedimento de cerca de 30 trabalhadores, cuja média de idades estará nos 55 anos. A confirmar-se esta decisão a Cimpor colocará no desemprego profissionais que dedicaram a sua vida àquela empresa, desrespeitando as condições da OPA ( oferta pública de aquisição) àquela empresa, as quais asseguravam a manutenção dos postos de trabalho
Vivemos um tempo de muitas dificuldades, mas também um tempo de esperança na capacidade dos portugueses. Um tempo em que se volta a ouvir “ Grandola, Vila Morena” e se ouvem os primeiros acordes do “ Depois do Adeus”.
Nas Beiras

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Financiamento Internacional

oportunidades e recursos

Praça do Bocage

Conversa sobre o que nos dá na real gana…

almôndega

narrativas, cebolas e molho vermelho

Recordar, Repetir e Elaborar

O de sempre, só que de novo.

Pra Fora

Depositário do que eu vejo por aí

Casa das Aranhas

A Verdade vem Sempre ao de Cima

O Informador

Jornalismo, média, actualidade nacional e internacional

Palavras ao Poste

A OPINIÃO (QUASE) CERTEIRA

%d bloggers like this: