Em defesa do Instituto Politécnico de Coimbra

17 Nov

O Governo prepara-se para fazer um corte no financiamento dos Institutos Politécnicos, colocando em causa a qualidade do ensino e até a sua própria sustentabilidade.
No caso do Instituto Politécnico de Coimbra, o Governo procedeu a uma redução total nestes dois últimos anos (valores correntes) de um montante global efectivamente superior a 4.000.000 € (quatro milhões de euros), traduzindo-se numa redução de cerca de 8,2% em cada ano, e numa redução global de cerca de 15,8% nos dois anos. Em relação a 2010, a redução é de cerca de 25% (8.378.406€).
O Partido Socialista já tornou público, pela voz do líder parlamentar, Carlos Zorrinho, a intenção de apresentar, em sede de discussão do orçamento,  propostas para diminuir os cortes orçamentais sobre o orçamento das instituições de Ensino Superior e do Politécnico, tendo em conta as severas limitações ao sistema de ensino e à investigação decorrentes da atual proposta do Governo.
O interesse de um ensino superior dotado das condições adequadas ao cumprimento da sua missão não pode ceder perante um corte cego ao seu sistema de financiamento, pelo que reclama o IPC a reposição do enquadramento que foi determinado para a elaboração da proposta inicial de OE para 2013, com o reforço necessário para satisfazer o total dos encargos adicionais com as alterações posteriormente introduzidas ((retoma do pagamento do 13º mês, aumento das contribuições para CGA, para a Segurança social e para a ADSE).
Essa deve ser a posição de todos os deputados eleitos pelo Distrito de Coimbra, na hora da sua votação, independentemente do grupo parlamentar que integram.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Financiamento Internacional

oportunidades e recursos

Praça do Bocage

Conversa sobre o que nos dá na real gana…

almôndega

narrativas, cebolas e molho vermelho

Recordar, Repetir e Elaborar

O de sempre, só que de novo.

Pra Fora

Depositário do que eu vejo por aí

Casa das Aranhas

A Verdade vem Sempre ao de Cima

O Informador

Jornalismo, média, actualidade nacional e internacional

Palavras ao Poste

A OPINIÃO (QUASE) CERTEIRA

%d bloggers like this: