Vamos ao Congresso da Beira Serra

2 Out

Numa organização da ADIBER em parceria com os Municípios de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua, irá decorrer nos próximos dias 26 e 27 de Outubro o IIIº Congresso da Beira Serra, no Auditório da Cerâmica Arganilense, em Arganil.
“Com o objectivo de iniciar a discussão alargada em torno da definição dos eixos sobre os quais se irá basear a futura estratégia de desenvolvimento para este Território, pretende-se envolver toda a Região na resposta aos desafios que se colocarão no futuro, nomeadamente o aproveitamento das ajudas a disponibilizar pela União Europeia através da implementação do Quadro Estratégico Comum que estará em vigor durante o próximo período de programação financeira 2014-2020.
Num quadro em que será privilegiado o desenvolvimento promovido pelas comunidades locais e em que a abordagem LEADER continuará a ter uma relevante importância na dinamização e promoção dos territórios rurais, temos a responsabilidade de, localmente, saber encontrar novos modelos de intervenção adequados aos novos problemas e necessidades das populações que vão sendo identificados nas sociedades do séc. XXI.
A transferência de inovação e conhecimento que garanta o aumento da competitividade económica dos territórios rurais e a promoção da inclusão social e redução da pobreza nestas regiões, devem-se constituir como factores fundamentais para o seu desenvolvimento, reforçando a capacidade de atracção de novos investidores, possibilitando a criação de novos empregos e riqueza que fomentem a fixação de competências e da população jovem mais qualificada.
“Inovar e Empreender” surgem neste contexto como os principais desafios que a Beira Serra tem de assumir para se afirmar como um território em que a criatividade e o saber estará presente no processo de valorização do potencial endógeno, aplicando as capacidades instaladas na transformação deste potencial em oportunidades de negócio com forte componente de valor acrescentado.
Através do IIIº Congresso da Beira Serra e de outras iniciativas que entretanto serão promovidas, a ADIBER tem a expectativa de que esta Região saberá, como sempre soube, identificar e encontrar o caminho que melhor se adequa ao seu desenvolvimento, para o que é necessário o envolvimento activo de todos quantos estão disponíveis para concretizar esta estratégia colectiva.”

Este texto e o programa do congresso podem ser lidos aqui

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Financiamento Internacional

oportunidades e recursos

Praça do Bocage

Conversa sobre o que nos dá na real gana…

almôndega

narrativas, cebolas e molho vermelho

Recordar, Repetir e Elaborar

O de sempre, só que de novo.

Pra Fora

Depositário do que eu vejo por aí

O Informador

Jornalismo, média, actualidade nacional e internacional

Palavras ao Poste

A OPINIÃO (QUASE) CERTEIRA

%d bloggers like this: