VAMOS ACABAR COM O TRABALHO INFANTIL

13 Mar

“A Apple teria admitido que usou trabalho infantil em fábricas de construção de computadores, iPods e aparelhos celulares.
Segundo a edição eletrônica do jornal “The Daily Telegraph” desta terça-feira (2), no mínimo 11 jovens de 15 anos foram descobertos trabalhando em três fábricas que abastecem a companhia. (…)A companhia diz que a mão de obra infantil não está mais sendo usada agora, e que não existem mais menores de idade trabalhando.(…
)” na FOLHA ONLINE

Se o uso de trabalho infantil pela gigante Apple é éticamente condenável, saude-se a dignidade da empresa de Steve Jobs de assumir a erradicação do uso da mão-de-obra infantil. Com fábricas em Taiwan, Singapura, Filipinas, Malásia, Tailândia, não espanta a tentação do recurso ao trabalho infantil para obter ganhos de produçao através do recurso, provavel, a salários ainda mais baixos dos que são já praticados naqueles países.
Mas o facto de serem empresas com dimensão global, e de terem a sua origem em países onde tal recurso é condenável, permite uma maior vigilância do mercado consumidor e, dessa forma, a correcção de eventuais desvios aos direitos da criança universalmente consagrados.

Em Portugal, o PETI – Programa para Prevenção e Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 37/2004 de 20 de Março sucede ao Plano para Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil (PEETI) como uma estrutura de projecto a funcionar na dependência do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, e desenvolve, entre outras medidas, o Programa de Integrado de Educação e Formação – PIEF (despacho conjunto n.º 948/2003Sobre o PETI pode obter mais informações aqui.).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Financiamento Internacional

oportunidades e recursos

Praça do Bocage

Conversa sobre o que nos dá na real gana…

almôndega

narrativas, cebolas e molho vermelho

Recordar, Repetir e Elaborar

O de sempre, só que de novo.

Pra Fora

Depositário do que eu vejo por aí

O Informador

Jornalismo, média, actualidade nacional e internacional

Palavras ao Poste

A OPINIÃO (QUASE) CERTEIRA

%d bloggers like this: